Cuidados na compra do primeiro imóvel |Coluna Quem Casa Quer Casa

O casamento é a realização de um sonho para muitos casais que desejam formar uma famí­lia. Quem escolhe fazer festa, além de planejar todos os preparativos do grande dia, os noivos também se preparam para um dos momentos mais importantes que é a compra do primeiro imóvel. Afinal de contas, a gente sabe bem que Quem Casa Quer Casa, por isso, criamos a nova seção do blog que vai trazer dicas sobre tudo que envolve o lar.

E para que a concretização desse sonho seja da forma mais tranquila e segura possí­vel, reunimos algumas dicas preciosas da J Simões Engenharia para ajudar vocês nesse processo. Pois quem está há quase 30 anos no mercado, construindo e entregando pontualmente sonhos em forma de apartamento, sabe bem o que está falando. Né verdade?

Para isso, conversamos com o Dr. Herbet Cunha, advogado e especialista em Direito Imobiliário e coordenador jurí­dico da J Simões e trouxemos pra vocês. De acordo com o profissional, para a decisão do imóvel, deve-se avaliar o valor que pode pagar e focar nas prioridades do casal que pode variar entre a localização, ou os equipamentos do condomí­nio, se é perto do trabalho ou da faculdade, tamanho do apartamento, entre outras.

Seja qual for a prioridade, deve-se estar atento a alguns cuidados que são fundamentais antes de fechar negócio. Listamos os principais.

Infográfico_JSimões (1)

Dicas para o imóvel na planta

CONHEí‡A A EMPRESA

  • í‰ importante pesquisar sobre a empresa que você está lidando e ver histórico da construtora sobre a entrega das obras. Se ela costuma atrasar com frequência ou se já teve problema de não fazer entrega, certamente você saberá com uma pesquisa. í‰ fundamental que haja cumprimento no prazo prometido, já que os noivos esperam entrar no apartamento no mesmo tempo em que casam e se planejam pra isso. Se for pessoa fí­sica, também é importante verificar o histórico dela nos orgãos de crédito, pois é bom ver com quem está lidando.
  • VERIFIQUE A INCORPORAí‡íƒO IMOBILIíRIA

Antes de comprar o imóvel, você verificar se foi feita a incorporação imobiliária do empreendimento, do bem na planta. Quando possui, significa que o imóvel foi aprovado pela Prefeitura e verificado pelo cartório que tudo que está sendo prometido pela empresa está registrado. í‰ por isso que é solicitado um memorial descritivo, documento que apresenta toda a descrição do empreendimento. A empresa não pode vender sem possuir a incorporação imobiliária.Â í‰ obrigatório.

  • EXIGIR CERTIDí•ES

Deve-se cobrar o histórico das certidões fiscais municipal, estadual e federal para a empresa, pois caso possua as certidões, ela não terá como transferir o imóvel para você.

  • PRí‰ CONTRATO/GARANTIA DO NEGí“CIO

í‰ recomendado que seja solicitado um pré-contrato com a construtora para garantir o negócio. Isso evita que a construtora realize duas vendas do mesmo imóvel, pois você terá o documento de comprovação da compra.

18468832856_5257f69c1e_o
Empreendimento Azzurra Aldeota da J Simões.

Dicas para imóvel pronto

  •  SOLICITAR UMA MATRíCULA ATUALIZADA DO IMí“VEL

í‰ sempre importante solicitar uma matrí­cula atualizada do imóvel, nela estará todo o histórico do imóvel, bem como, confirmará quem é proprietário do bem.

  • CONFERIR CERTIDí•ES FISCAIS

Caso o imóvel esteja pronto para morar, é importante verificar as certidões fiscais da pessoa que está vendendo, seja ela fí­sica ou jurí­dica.

  • COBRAR ESCRITURA PíšBLICA DE COMPRA E VENDA

Se o pagamento for í  vista, cobrar escritura pública de compra e venda no cartório de registro de imóveis.

Azzurra

14064977230_f32f0f2d73_z
Empreendimento Azzurra Aldeota da J Simões.
  • PREPARE-SE PARA OS CUSTOS DA OPERAí‡íƒO EM CASO DE FINANCIAMENTO

Para fazer o financiamento imobiliário, é preciso estar atento aos custos que estão embutidos. Esse gasto pode significar até 5 ou 6% do que será investido no total. A dica é para ter cuidado em não comprometer a renda toda na hora da compra. Alguns custos podem ser embutidos no financiamento no banco.

Os custos que o casal tem quando opta por um imóvel pronto são:

Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) – é um imposto municipal que o comprador deve pagar ao adquirir um imóvel. A alí­quota varia de municí­pio para municí­pio, pois se trata de legislação municipal;

Sinal de entrada (média de 20%) – o valor de entrada do imóvel vai variar de acordo com cada negociação, mas nos dias de hoje, o mí­nimo exigido é 20% do valor do imóvel;

Taxas de operação do banco e registro do imóvel no cartório.

O planejamento para o grande dia inclui a escolha certa do cantinho que será lugar especialmente escolhido para começar a vida a dois.

Aproveitem as dicas e até a próxima!

More about Natália Teixeira

Leave a Reply

Deixe uma resposta