Dúvidas| Com ou sem o sobrenome do(a) marido/esposa?!

Quando você vai casar no civil, algumas decisões devem ser tomadas além do esperado “sim”. í‰ o exemplo da modificação do sobrenome; colocar ou não o sobrenome do marido? Essa é uma questão bem pessoal, mas pra quem gosta de seguir o modelo tradicional é super bacana ter o sobrenome do esposo no seu nome, pois é uma forma de representar que você agora faz parte da famí­lia dele e que juntos são uma famí­lia com o mesmo nome. Mas, hoje em dia, existem muitas mulheres que questionam e preferem permanecer com seu nome, justificando ser uma forma de manter a individualidade e/ou não querem passar pelo transtorno da mudança de todos os documentos.

Anxious businessman looking at a drawing of question marks

Um ponto positivo nisso tudo é que a lei no Brasil não obriga ninguém a fazer essa alteração, você pode decidir de acordo com sua preferência. De acordo com o § 1º do artigo 1.565 do Código Civil, qualquer um dos cônjuges (não só a noiva), querendo, poderá acrescer ao seu sobrenome o do outro.

passaporte2

Há Estados da Federação que negam aos noivos a possibilidade de suprimir qualquer dos nomes. Desse modo, a forma de tirar todas as suas dúvidas é ligando e perguntando no seu próprio cartório!

Quanto a mudança de toda a documentação, não precisa ser alterada toda de uma vez, pode ser aos poucos. Dê prioridade para o RG e CPF, que são essenciais no dia a dia, e também atualize o endereço e nome nas contas que recebe em casa (luz, gás, cartões de crédito, telefone) porque sempre precisamos de um comprovante de endereço com nome correto.

RG: Orgão Expeditor de cada Estado.

CPF: Nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. O número permanece o mesmo, apenas o nome é atualizado.

CNH: DETRAN. Pesquise no site do DETRAN da sua cidade.

Tí­tulo Eleitoral: Cartório Eleitoral; levar a certidão de casamento e uma cópia e solicitar a alteração. Fica pronto na hora.

Passaporte: Posto da Polí­cia Federal. Você pode usar seu passaporte com o sobrenome de solteira até ele ser expirado, desde que em todas as viagens leve junto coma cópia autenticada da certidão de casamento. Caso vá usar seu passaporte com o sobrenome de solteira, emita a passagem aérea com o sobrenome de solteira também (nome e sobrenome devem estar iguais no passaporte e na passagem, para não ter problema).

Visto Americano: mesmo que você atualize o sobrenome no passaporte, não precisa atualizar o visto americano. Basta andar com os dois passaportes, o novo e o antigo com o visto.

dicas-para-um-casamento-feliz

Quem aí­, preferiu alterar o nome? E quem permaneceu o com mesmo?! Compartilha com a gente 😉

Beijos.

Fonte: Vestida de Noiva.

More about Natália Teixeira

Leave a Reply

Deixe uma resposta