Casamento 2.0 responde: Como fazer uma decoração linda e econômica?

Uma dúvida que tem sido frequente entre as noivas que conversamos é como economizar na decoração do casamento sem comprometer na beleza do dia. Já recebemos alguns e-mails de leitoras nos pedindo ajuda nesse item, como o da Aline Fraga, e por isso, resolvemos tentar ajudá-las. Para isso, consultamos a assessora de eventos parceiro do blog, Sí¢mya Rios.

Casamento Natália e Rafael. Foto: Samuel Gomes.
Casamento Natália e Rafael. Foto: Samuel Gomes.

A profissional acredita que economizar na decoração é delicado, pois é um item importante. Mas ao mesmo tempo, é preciso lembrar que fazer economia não quer dizer que você precisa ter uma pouca decoração. Com bom gosto e criatividade, se pode ir longe nesse quesito, principalmente as noivas que estão ligadas nos blogs e sites que trazem muitas ideias.

“Dentro do bom gosto dos noivos é possí­vel abrir mão de alguns acessórios para reduzir a quantidade de flores no espaço”, afirma a assessora. De acordo com ela, as flores são essenciais na ornamentação, mas seu preço é quase sempre muito alto e varia de acordo com as estações do ano. Maio, por exemplo, é sempre o mês mais caro por causa do Dias das Mães. A melhor época para comprar flores é de setembro a novembro, por conta da primavera.

blog26

Sendo assim, a primeira dica para economizar é optar por uma decoração sem muitas flores, mas como? Menos é mais, então invista em iluminação, pois ela sempre é uma boa aliada da decoração, basta investir em um bom projeto de layout.
Uma outra dica é optar por folhagens em pontos especí­ficos da festa, podendo usar flores somente em alguns pontos e utilizar a iluminação para destacar os arranjos. No caso dos centros das mesas dos convidados, assim como mesas de doces e chocolates, as flores podem ser substituí­das por velas, vasos de vidro, plantas desidratadas. Se for um casamento rústico, pode abusar das gaiolas, lamparinas e outros itens que combinem.
.
111 - decoração_blog
Outra dica importante é sempre bom pesquisar bastante os orçamentos e saber escolher exatamente os itens que irão compor a decoração. Optar pela as flores da estação é um bom sinal para economizar, pois são mais baratas e ainda estarão bem mais bonitas e misturar as flores nobres com as mais simples, dá pra economizar bastante.
blog29
A cerimonialista destaca que, mesmo seguindo nossas dicas anteriores, o principal não deixar de pesquisar.
  • Veja fotos, anote o que você quer que tenha na decoração do seu casamento;
  • converse com outras noivas, analise e compare orçamentos;
  • quando for pedir um, especifique exatamente o que você quer. Do tipo: “Quero velas, flores nobres mesclando com as mais simples; o cenário do bolo em tal local pois já aproveito algum item do buffet, etc. Ficar por dentro do assunto ajuda bastante e não esqueça de negociar;
  • qualquer dúvida sobre o assunto consulte a sua assessora e cerimonialista, ela vai saber bem te ajudar nesse item.
“Dependendo das prioridades de cada casal, vale a pena investir um pouco mais na decoração e economizar em outros itens”.
Quem fez
Fotos do casamento dos blogueiros – Decoração: Bárbara Freire (Barbra’s Buffet) / Fotos: Samuel Gomes / Bolo: Bom Bocado / Doces e chocolates: Barbra’s Buffet / Dicas: Sí¢mya Rios Assessoria de Eventos

More about Natália Teixeira

Leave a Reply

Deixe uma resposta