Cuidado com a ansiedade e nervosismo em excesso

Sabemos que a proximidade do casamento, apesar de ser um momento muito prazeroso e um dos mais esperados na vida dos jovens, é comum que os deixem mais ansiosos e com uma certa angústia, afinal, muitas mudanças virão pela frente, além do que são muitas preocupações com a cerimônia, festa e novo lar. O blog também se preocupa também com o bem estar e saúde de seus leitores e por isso traz o alerta da Dra. Grace Leitão.

Os noivos devem se preocupar em controlar as emoções e devem saber que esse excesso podem causar problemas de saúde como a Hiperidrose axilar, que é o excesso de sudorese nas axilas e é causada por uma hiperatividade das glí¢ndulas sudorí­paras desta região. í‰ mais comum entre adultos jovens, em especial nos homens e costuma perdurar durante toda a idade adulta e regredir espontaneamente na velhice. Ela está fortemente associada com nervosismo, estresse, ansiedade e obesidade. Altos í­ndices de hormônio masculino também podem influenciar.

O quadro é caracterizado por sudorese fácil e abundante nas axilas acarretando embaraço social, desconforto, deterioração das camisas e, por vezes, mal-odor. Apesar de ser mais exagerada no calor, esta sudorese pode ocorrer independente da temperatura local, surgindo em decorrência do estado emocional da pessoa.

Tratamento

Existem dois tratamentos eficientes para a Hiperidrose, que é uma afecção benigna: Toxina Botulí­nica e a Simpatectomia. A Simpatectomia é uma cirurgia muito antiga, realizada na velha técnica, por meio de um corte acima da claví­cula ou na técnica moderna através de uma pequena incisão no tórax e auxí­lio de equipamentos de ví­deo. í‰ uma técnica eficiente, mas tem complicações raras, mas reais, o que torna a decisão por esse tipo de tratamento.

Uma nova técnica, muito moderna, sem riscos, é a Toxina Botulí­nica (Botox/Dysport). O procedimento é realizado sem internação, no ambiente do consultório médico e o paciente pode retornar as suas atividades normais no mesmo dia. Este tratamento não é definitivo, mas reaplicações podem ser feitas, em media a cada 6/12 meses, dependendo do caso, o que mantém a região tratada sem sudorese. A vantagem é que apresenta quase nenhum risco e não é cirurgia, a desvantagem é que não é definitivo. Por isso existem as duas técnicas, exatamente porque são diferentes.

Considerando a ausência de risco e complicações e facilidade do procedimento, preferimos a toxina botulí­nica em nossa clí­nica, pois ela possui vantagens inegáveis sobre as técnicas cirúrgicas. Pode ser aplicado nas mãos e axilas, na região frontal do rosto, em regiões do pescoço e em pequenas áreas do tórax, com riscos praticamente desprezí­veis. Ela parece ser uma alternativa segura e simples para o controle da sudorese excessiva e tem um tempo de ação que varia de 4 í  12 meses, dependendo do caso e do local aplicado e as reaplicações repetem os resultados na imensa maioria das vezes.

Se você está com alguns dos sintomas, procure um médico. Não deixe que nada atrapalhe o tão sonhado dia 🙂

Beijos para as leitoras do Casamento 2.0!

More about Natália Teixeira

Leave a Reply

Deixe uma resposta