Glória Kalil tira dúvidas sobre comportamento em casamento

| 141 comentários

Casamento Natália e Rafael. Foto: Samuel Gomes.

Como se comportar para pegar o buquê? Os noivos são obrigados a cumprimentar todos os convidados? Vai ser madrinha e quer saber se a noiva se incomoda se você usar um vestido com estampa de onça? É obrigação dos noivos distribuir sandálias?

A cada dia, cresce mais a lista de itens e afazeres dos noivos e no meio de tantas regras e obrigações, ficam algumas dúvidas sobre o que é “certo” ou adequado para a ocasião do casamento, seja para os donos da festa ou até mesmo para os convidados. No espaço sobre casamento de seu site, Chic, a jornalista e consultora de moda, Gloria Kail, responde algumas questões esclarecem algumas questões que poderá servir até para você que nem pensa em casar um dia.

01. Quantos bem-casados eu posso levar quando vou embora da festa?
Olha, não fica nada bem você encher todos os bolsos, as bolsas da mãe e da sogra com os docinhos. Leve quatro, está mais do que bom.

02. Como se comportar diante do buquê? Um pouco de histeria é permitido?
A hora do buquê já é uma brincadeira, bastante carregada de histeria. De modo que não há necessidades de gritinhos extras ou se atirar no chão – muito menos dar cotoveladas na tia para pegar o ditocujo. Se duas agarrarem o prêmio, nada de brigas: tentem um civilizado par-ou-ímpar!

03. Minha sogra quer contratar três cinegrafistas e cinco fotógrafos. Como fazer para que eles não tenham mais espaço do que os convidados?
Antes de tudo, tente convencê-la de que um de cada já dá conta perfeitamente da situação. Depois, conversem bem. Eles são de fato invasivos e um tanto folgados, pois estão lá para tirar o maior número de cenas possível. Mas têm que lembrarq que vedete da situação é a cerimônia em si, que deve ser extremamente respeitada.

04. Os noivos são obrigados a fazer a ronda e cumprimentar todos os convidados?
Olha, é simpático que eles façam a ronda das mesas, onde costumam ficar os parentes e os convidados mais velhos. Não é um trabalho tão difícil, nem há necessidade de dar beijos em cada um ou bater longos papos: basta um alô geral, para agradecer a presença. Do mesmo modo, não precisa correr atrás de todo mundo que está dançando pela festa.

05. Não quero comprar um pedaço da gravata do noivo, como fugir do constrangimento?
Não seja chato. É um costume meio bobo, mas quando está em Roma, faça como os romanos. O que custa entrar na brincadeira? E se foi pego sem dinheiro no bolso, faça uma piada e mostre a carteira só com os cartões!

06. Posso levar um pouco de arroz para jogar na noiva por conta própria?
Pode, desde que você não seja o único, ou vai ficar com cara de agressão à noiva! Use o da cerimônia para não pagar o mico de passar a noite com um saco de arroz no bolso.

07. Eu e meu noivo não conseguimos decidir quem serão os padrinhos, qual o limite de casais que podem subir ao altar?
Não há um número fixo, nem regras. Mas lembre-se que nem o Príncipe William e Kate Middleton não tiveram mais do que dois ou três casais. Não é bonito um altar repleto de gente se apertando e roubando a atenção da noiva. Sejam razoáveis: além dos pais, três casais de cada lado está mais do que bom.

08. Aceitei um convite para ser madrinha, mas quero voltar atrás. Como fazer isso sem parecer desfeita?
Agora você tem um problema. A menos que você invente uma razão muito inesperada, como “preciso fazer uma viagem para fora do país”, não tem como sair dessa. Especialmente se o casamento já está próximo e a noiva estiver contando com você.

09. Vou ser madrinha e a noiva disse que podemos escolher a cor dos nossos vestidos. Quero usar um look de onça, posso?
Você pode escolher a cor que quiser, menos preto, branco e… onça. As onças são estampas de identificação com uma coisa mais sexy, então soa inadequado demais para uma festa religiosa. Não combina.

10. Virou “obrigação” dar chinelos de plástico às convidadas nas festas. É feio não oferecer?
Não, de modo algum. A prática se tornou comum pois hoje em dia os casamentos viraram baladas e as mulheres, em geral, vão com saltos muito altos e ganham o alívio do chinelo baixo. Mas não se sinta obrigada a incluir o “brinde” no cerimonial.

Você poderá gostar também de:

141 comentários

  1. Olá Glória!
    Sou a mãe do noivo, gostaria de saber se posso usar estampado no casamento, será as 19:30 a cerimonia.
    Bjsss
    Obrigada

  2. Gloria, boa tarde meu filho se casa no dia 20 de setembro e aluguei um vestido na cor grafite bordado em prata , evase, decote quadrado, com alça e um echarpe será que fiz a escolha certa e ficarei elegante.

    Obrigada

  3. Olá Glória!
    Vou ser madrinha de casamento em outubro, será às 20:00, optei por um vestido com o corpo preto, bordado tbém em preto, com poucas pérolas brancas e saia justa com tecido acetinado com fundo creme e flores levemente douradas. O vestido é lindo, discreto, muito elegante, porém estou com receio de errar nos tons.
    Já consultei a noiva e ela não se importa, logo que seu vestido irá ser branco.

    Poderia ajudar-me por gentileza?
    Obrigada!

  4. ola, vou ser madrinha, o casamento vei ser 12horas no campo, o que vestir ?

  5. Ola, sou madringha de um casamento no campo, vai ser realizado ao meio dia, 12horas, o que devo vestir.
    Att
    Rosalia

  6. Gloria
    Meu filho vai casar numa área livre no final da tarde. Não sou magra mas tb não tão gorda . Peso 78 kg e tenho 1,60 de altura. Que devo vestir?
    Agradecida
    Maria José

  7. Sou apenas convidada de um casamento posso usar preto e o trage é a rigor tenho que usar somente vestido longo?

  8. Oi,
    Tenho um casamento. 27/09/2014 em uma casa de festa Sta Tereza, Sou convidada e o casamento inicia as 16horas. posso usar um vestido curto com estampa de onça preto e tom dourado,

    Aguardo retorno.

    Abs,

  9. tenho que ir ao um casamento como convidado. posso usar um vestido de malha longo estampado?

  10. Boa Tarde!! Meu filho irá casar em 29/11/2014 as 19:30hs, meu vestido é longo azul bic, estou em dúvidas a respeito do sapato/sandália, cor e modelo que combine. Tenho dúvida tb a respeito de acessórios a usar e a cor do esmalte. Peço umas dicas a respeito, pois não estou acostumada a ir em festas. Desde já agradeço.

  11. Glória,
    Boa noite,
    Tenho um casamento as 18:30hs do dia 08/11, onde sou apenas uma convidada.
    Posso de ir de vestido longo azul simples?
    Desde já obrigada.

  12. Olá Glória. Minha filha mais velha vai se casar e eu e o pai dela somos divorciados. Eu me casei de novo e ele também. Não temos uma convivência de família onde todos se falam com frequência. Como o cerimonial conta com a entrada da mãe da noiva com o pai do noivo, abrindo a entrada dos demais, o que seria de bom tom, já que ele não abre mão que a esposa dele fique no altar? Há alguma alternativa confortável para todos? Sugeriram que meu atual esposo entrasse com a esposa do meu ex, o que eu achei horrível pois isso me transformaria no “assunto da festa”. Imagine eu entrando com o pai do noivo e o meu esposo atual com a esposa do meu ex… Por favor me ajude. Não gostaria de causar constrangimento a minha filha e ao meu genro e nem tão pouco aos pais do meu genro que são casados. Não gosto de saia justa, mas honestamente, prefiro entrar com o meu esposo. Sei me portar em público e conheço a minha posição de mãe. A organização do buffet nunca passou por uma situação como essa, já que nos casamentos com pais separados que eles promoveram os pais conviviam como uma família só, o que não é o nosso caso. Quero que tudo transcorra muito bem. Aguardo sua resposta com a sugestão mais adequada para nosso momento. Um abraço e muito obrigada.

  13. oi Gloria
    fui convidada para um casamento mês que vem
    vou ser madrinha da noiva
    tenho 1,52 de altura e sou muito magra.
    pensei que ia ser mais fácil, porem esta meio complicado encontrar um vestido que fique bom.
    não quero nada muito exagerado mas também simples demais não pode não é verdade
    qual modelo posso usar?
    desde já agradeço

  14. Boa noite, Gloria Kalil!
    Serei madrinha num casamento às 20:00hs e escolhi um modelo longo em azul marinho. Estou em dúvida quanto à cor dos brincos, quero uma cor que contraste com o vestido, acha que pedras em cristal rose de france ficariam bem? Sou clara e tenho cabelos castanhos escuros.
    Desde já, obrigada.

  15. sou convidada e queria saber se eu poderia usar um vestido branco justo na altura do joelho.

  16. Ola.Meu filho vai casar em Novembro as 20:00hs.A decoração da igreja vai ser em azul.Qual cor de vestido fica melhor pra ocasião .O noivo vai de preto e a noiva offwite.Pensei num longo azul marinho com detalhes em strass prata, mas fiquei insegura por causa da decoração da igreja ser pro azul.Que vc acha de um vestido dourado ou prata.Obrigada aguardo uma ajuda.

  17. Olá Glória, sou convidada par um casamento a tarde. Ganhei um vestido de meu marido na cor nude, na altura dos joelhos, mas com um pouco de bordado apenas na frente, são pedras e não paetês , por isso não muito brilhosos. Pensei num sapato nude também; ficaria Bo que tipo de bolsa? Uma carteira ou uma clutche e em que tom?
    Obrigada,
    Sandra

  18. Boa Tarde,

    É obrigatório a mãe da noiva utilizar um vestido?

  19. Serei madrinha no mês de maio, minha duvida é madrinhas podem ir ao altar com bolsinhas de festa de mão???? é cafona entrar com bolsa?????

  20. ola gloria! mim ajuda vou ser madrinha dia 11 de abril ta chegando mais estou em duvida n quero ir de longo preciso sugestão de vestidos com manguinhas vou de salto alto e sou baixa 1.54 e peso 48kg.

  21. Fui convidada para a cerimonia de casamento do meu ex marido
    vai ser no religioso
    Gostaria de saber que tipo de roupa posso ir
    Att

  22. Mãe de noivo deve usar algum tipo de bolsa na cerimônia religiosa???? ( carteira ou bolsa?????). O casamento será às 10h da manhã.

  23. Vou ser madrinha de um casamento a noite e gostaria de saber se posso usar um vestido estampado no casamento ???? Obrigada ….

  24. Posso usar preto e bege em casamento? O que devo usar?

  25. ola Gloria
    É com grande admiração que venho te pedir orientação , apesar do tempo minimo que tenho pra receber tua resposta.Vou torcer muito para que tal aconteça
    Meu filho estara casando, agora em 08/05/2015, em Miami as 18 horas.
    O cerimonial pediu para pais e noivos irem de terno azul marinho.
    O pai da noiva não estara presente
    Meu marido já comprou um terno preto
    Sera possivel ele usar este terno, ou é rigida a regra de pais e padrinhos estarem com a mesma cor de terno?
    Preciso de um argumento para que meu marido use este terno, no casamento,já que a compra foi destinada para este fim
    Um grande abraço

  26. Glória ,bom dia !
    Tenho um casamento para ir,posso ir de longo ,cor verde musgo ,tem alguns bordados na frente e costas no corpete. O casamento é as 16:00 ,em uma chácara .
    O que usar Glória

  27. Ola Gloria!!! Vou ser madrinha, o casamento é a noite vou com um vestido rose que cor de acessorios e sapato combina com o vestido. Obrigada

  28. ola gloria ,irei me casar em um domingo durante o dia,meu vestido tem pouquissima pedras,mas e de cetim , e apropiado?

  29. O lá Gloria! Sou mãe do noivo e gostaria de saber se posso usar um vestido com decote e costa transparente .

  30. Gl[oria
    Sou convidada de um casamento em Arraial da Juda ás 16 hs , eu comprei um vestido frente única rodado, estampa de preto e branco com pedras na frente.
    Combina?

  31. Oi gloria, minha filha casa este ano e gostaria de fazer meu vestido com
    uma pequena cauda,o casamento é de noite o que vc acha?

  32. Boa noite, vou ser madrinha de casamento e quero saber se posso usar um vestido longuete? O casamento é a noite.
    Eu tenho 1,60 de altura e 64 kilos e sou morena. Porém quero um vestido na vor amarela.
    Será que tem como?
    Fico no aguardo e obrigada.
    Nathalie

  33. Mae do noivo pode usar verde pistache

  34. Boa Tarde!
    Estou com uma situação muito chata para resolver. Irei me casar em setembro e o pai do meu noivo não quer usar terno de jeito nenhum. O que eu faço? Como me porto nessa situação, pois planejei meu casamento com tanto carinho por mais de um ano e um pessoa tão próxima não faz questão de nos prestigiar adequadamente.
    Me ajude! Por favor!

  35. Gloria, poderia me ajudar? Minha filha vai se casar, as madrinhas usarão dourado, gostaria de saber que tom seria mais apropriado, por conta estou descartando o azul e o verde para não parecer as cores da bandeira… me ajuda???

  36. Olá preciso de sua ajuda por favor. Estou planejando com minha noiva a cerimônia de casamento. Temos que dar presentes aos padrinhos? É que ela insiste que está usando. E sugeriu uma caixa com champanhe com babydool para as madrinhas e outra caixa com gravata borboleta. Estou em dúvida. Porque os brindes são vendidos na internet. E acho que seria melhor dar um vale presente para pessoa pegar a peça intima ou dar só a bebida. Ou não precisa seguir está tendência. Obrigado

  37. Minha filha vai casar e não conhecemos os pais do noivo. A iniciativa para um jantar de conhecimento deve ser nosso os dos pais do noivo? Melhor local resideência ou em um restaurante tranquilo?

  38. Que roupa usar, em um casamento havaianas sou esposa do pai do noivo. me ajuda é muito urgerte. o casamento vai ser no dia 01 de agosto.

  39. bom dia
    sou viuva e minha filha quer que eu entre na igreja com ela.Tenho duvida se posso entrar com um vetido dourado……pode ter brilho?

    aguardo sua ajuda

    grata

    regina

  40. Minha filha vai se casar.
    Cada madrinha colocará uma cor de vestido.
    Uma das madrinhas é irmã da noiva que é minha filha.
    A cor do vestido dela é AZUL MARINHO.
    Eu mãe da NOIVA posso repetir a cor? (Azul Marinho)

  41. Olá!!!! Gostaria de saber se azul marinho para as madrinhas é muito escuro ou feio para a ocasião?!

Leave a Reply

Campos requeridos estão marcados *.